Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Secretaria Estadual de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Tocantins

por cmf publicado 19/03/2020 10h26, última modificação 19/03/2020 10h26
Paciente chegou de um congresso e estava em isolamento domiciliar; ela fez exame na rede particular e testou positivo para o Covid-19. O caso ainda não aparece na lista do Ministério da Saúde.

covid .19

Por G1 Tocantins

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus no Tocantins nesta quarta-feira (18). A informação inicialmente foi divulgada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), em uma rede social e logo depois confirmada pelo secretário estadual de saúde, Edgar Leão Tolini.

O caso ainda não aparece na lista de casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

A paciente é uma mulher de 42 anos, casada e com filhos. Ela chegou recentemente de um congresso em Fortaleza (CE). A mulher não estava entre os casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas se manteve em isolamento domiciliar e procurou a rede particular para realizar exame de confirmação após começar a apresentar sintomas.

"Ela, por conta própria, procurou um serviço e fez o diagnóstico. Hoje, de posse do resultado positivo, procurou o serviço municipal e nos foi informado ao mesmo tempo. Ela já está em isolamento domiciliar, sendo cuidada e assistida pelos familiares. Agora nós vamos reforçar e iniciar, como ela estava fora do monitoramento, a rastreabilidade epidemiológica: onde esteve com quem esteve", explicou o secretário Edgar Leão Tolini.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a mulher chegou em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando iniciou o isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 ela procurou um laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

"O estado deve receber hoje e já disponibilizar alguns kits testes rápidos. Nós continuamos trabalhando de forma coesa e, acima de tudo, reiterando as ações e o que deve ser feito na prevenção", afirmou o secretário estadual.

Outros casos

O Tocantins tem, atualmente, dez casos considerados suspeitos pelo Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que um paciente de 75 anos testou negativo para Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Palmas, após fazer um cruzeiro, e era um dos casos suspeitos no Tocantins que aguardavam resultados de exames.

As duas jovens de Palmas que foram os primeiros casos considerados suspeitos no estado seguem aguardando o resultado dos exames. Amostras foram enviadas para fora do Tocantins e os resultados deveriam ter ficado prontos nesta terça-feira (17), mas até agora não foram divulgados.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.