Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Títulos Cancelados

Títulos Cancelados

por fa publicado 10/05/2017 15h20, última modificação 10/05/2017 15h20
No Tocantins mais de 10 mil títulos eleitorais vão ser cancelados.

Mais de 10 mil tocantinenses vão ter os títulos eleitorais cancelados. Os donos dos documentos não compareceram para as votações nas três eleições e também deixaram de justificar os votos. O prazo para regularizar a situação venceu no último dia 2 de maio. Quem teve o documento cancelado vai precisar comparecer a um cartório eleitoral para fazer um novo título. A lista dos eleitores afetados pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sem o título, o cidadão fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade. Não pode tomar posse em cargos públicos ou fica impedido de receber o salário caso já tenha tomado. Também não terá direito a alguns tipos de empréstimos financeiros, não pode fazer ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais e também fica impedido de obter vários documentos.

Quem perdeu o prazo vai precisar tirar um novo título. O eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, pagar as multas e só então fazer um novo documento. A lista de documentos necessários para refazer o cadastro também pode ser consultada no site do TSE.

As três maiores cidades do estado também concentram o maior número de eleitores com problemas. Em Palmas, 1.974 eleitores estão irregulares. Em Araguaína, segundo maior colégio eleitoral, são 1.460. Em Gurupi, 1.230. O total em todo o estado é de 10.686 eleitores.

Fonte: G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins