Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Queimadas

Queimadas

por fa publicado 12/06/2017 07h33, última modificação 12/06/2017 07h33
O Tocantins está em 2º no ranking de queimadas, com mais de 1,4 mil focos.

O Estado do Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking nacional de queimadas do Brasil, com mais de 1,4 mil focos de incêndio. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O período da estiagem começou recentemente, no entanto as queimadas estão causando problemas para o meio ambiente e para a saúde da população.

Nesse período do ano é comum encontrar pequenos focos em lotes ou terrenos abandonados que podem se tornar grandes incêndios. Essa ação é considerada crime ambiental, podendo resultar em prisão de seis meses há um ano ou até mesmo no pagamento de multa.

Segundo a Defesa Civil do Tocantins, as condições climáticas e as dimensões geográficas do estado, entre outros fatores, dificultam o combate ao fogo. Doenças respiratórias se tornam mais frequentes nessa época do ano devido ao tempo seco. E com o alto número de queimadas a situação se torna ainda mais complicada.

Pneumologistas aconselham que maiores cuidados sejam tomados pela população durante o tempo seco. Aqueles pacientes que já tem qualquer doença pulmonar, isso se potencializa ainda mais nessa época do ano, chegando ao ponto de agravar o quadro e evoluir para doenças graves e até mesmo para morte.

Especialistas recomendam que as pessoas que sofrem com doenças respiratórias evitem atividades físicas pesadas entre às 9h e 16h. Também é preciso beber muita água e ter sempre acompanhamento médico.

Fonte: G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins