Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

por cmf publicado 08/03/2021 13h55, última modificação 08/03/2021 13h58
Câmara celebra o Dia Internacional da Mulher.

Na manhã desta segunda-feira, 08 de março, a Câmara Municipal de Formoso do Araguaia atendendo a todos os protocolos de segurança devida a pandemia do coronavírus, foi palco de homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade que foi presidida pelo Presidente desta Casa de Lei, Vereador Felipe Souza, e contou com a presença dos vereadores Adão Coutinho, Josafá Paz, Cherim, J. Cleves, Dijalma da Vidraçaria e a Vereadora Rosinha JB, a única parlamentar mulher deste parlamento.

Na oportunidade os vereadores homenagearam a colega Rosinha JB e a todas as servidoras do Legislativo Municipal de Formoso do Araguaia, com mensagens e uma lembrancinha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e finalizou com um delicioso coffee break.

O Presidente, Felipe Souza, destacou da importância da mulher na conquista do seu espaço, principalmente na política. “O reconhecimento da importância do papel da mulher na sociedade não deve ser só no dia 8 de março, mas uma ação permanente, com incentivo à sua participação na política e a ter seus direitos transformados em políticas públicas. Tratar com respeito às mulheres é cuidar da saúde mulher, é dar dignidade, dar oportunidades iguais”, afirmou.

“Evoluímos muito, crescemos, estamos nos empoderando cada vez mais e hoje temos total liberdade. Mas, também sofremos muito com o machismo e com o crescimento absurdo da violência contra a mulher. Esse é um dia para a gente parar e refletir, trazer esse debate à tona. A reflexão deve acontecer em nível de sociedade e também uma reflexão interna das próprias mulheres: o que queremos para a nossa vida e onde queremos chegar para estarmos bem e felizes, nós mulheres podemos ser o que quisermos, Feliz Dia Internacional da Mulher!”, ressaltou a Vereadora Rosinha JB.

Dia Internacional da Mulher: Desde o final do século XIX, as mulheres já estavam preocupadas com as condições de vida, de trabalho e o direito ao voto. Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

A intenção da data não é apenas comemorar. Em muitos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Fonte: Presidência da Câmara e site Portal do Amaral: www.portaldoamaral.com.br

*Veja Aqui a notícia na íntegra.