Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Baixa umidade

Baixa umidade

por fa publicado 14/09/2017 12h30, última modificação 14/09/2017 12h28
Alerta de baixa umidade afeta 46 municípios do Estado do Tocantins.

O alerta vermelho de baixa umidade relativa do ar afeta 46 municípios do estado. Isto significa que a umidade pode ficar abaixo dos 12%, o que caracteriza um clima parecido com o de áreas de deserto. Na escala, esse tipo de secura é considerado estado de emergência.

Todas as cidades do Tocantins têm algum nível de alerta para secura, o amarelo significa que o índice varia entre 30% e 21%, o laranja que está entre 20% e 12% e o vermelho sempre que fica abaixo dos 12%. A informação é do Instituto Nacional do Meteorologia (Inmet).

O mínimo de umidade recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. Ainda conforme o Inmet, com a umidade baixa há o risco de incêndios florestais e grande risco à saúde. A recomendação é para que os moradores evitem exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, além de aglomerações em ambientes fechados. Para reduzir os efeitos provocados pelo “tempo seco” é aconselhável uso de soro fisiológico para olhos e narinas.

O alerta vermelho também afeta áreas do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Toda a região central do país também está em estado de atenção para a secura.

Lista de cidades em alerta: Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Conceição do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Fátima, Gurupi, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmas, Palmeirópolis, Paranã, Paraíso do Tocantins, Peixe, Pindorama do Tocantins, Pium, Porto Nacional, Pugmil, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Sucupira, São Salvador do Tocantins, São Valério e Talismã.

Fonte: Site G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins/